quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Intercambio? WTF?!

Quando ouvimos a palavra intercambio, duas coisas vem a nossa cabeca, o aprendizado de uma nova lingua, na maioria dos casos o ingles, e a segunda, morar em uma familia diferente da sua, se dando bem como 80% dos intercambistas, ou sendo minoria e pegando uma familia realmente ruim, ou uma familia que voce nao se adaptou e vice versa.

Ai esta o grande erro, gracas a Deus, o intercambio nao se resume ao aprendizado de uma nova lingua, isso se torna secundario, um intercambio nada mais eh, do que uma profunda e ilimitada descoberta de voce e do mundo, das suas visoes, do que voce realmente gosta, do que nao gosta, o que voce tolera, o que te faz falta, o que faz voce feliz?
Eh facil se acustumar com uma rotina em sua cidade, e ter sempre aquela velha opniao formada sobre tudo, aos meus familiares e amigos mais proximos que me conhecem bem, sabem que eu tinha uma enorme dificuldade em me alimentar direito, sempre comi bastante, mas alimentos nao muito saudaveis, como massa, fast-food, refrigerantes, doces, e tinha, nao sei se eh a palavra correta, parece muito forte, nojo, de comer outras coisas, descobrir que eu posso comer qualquer outra coisa (com excessao do feijao, isso eu realmente nao suporto) foi realmente uma das dezenas de pontos positivos desses meus primeiros 3 meses no Canada. Descobri tambem, que eu nao sou timido, e descobri que sou ate bem extrovertido, nao sei qual barreira bloqueou isso por um tempo no Brasil, mas posso dizer que essa barreira foi quebrada, e minha vida melhorou e muito depois disso. Aprendi a respeitar as diferentes culturas convivendo num mesmo espaco, e isso em Toronto eh realmente fantastico, voce ve gente de todas as religioes, orientacao sexuais, renda, dividindo os mesmos espacos, sem preconceitos, cada um respeitado o proximo, eh algo realmente fantastico.

Voce descobre a importancia das pessoas que voce ama no Brasil, das suas coisas preferidas, da saudade das pessoas, lugares, de ver seu time de futebol jogando 2x por semana sem ser em uma tela de computador, daquela cervejinha com a galera na praia, no churrasco do fim de semana quando voce bebe um pouco mais e no dia seguinte nao lembra de nada, do jogo de futebol com a galera, que sempre escolhe 1 diferente pra pentelhar, daquele cheiro de pao e cafe fresquinhos vindos da cozinha da sua casa, do seu carro na garagem, que te leva pra qualquer lugar, a qualquer hora, sem ter hora pra fechar, sem estar lotado, sao tantas coisas que voce aprende, descobre, sente, imagina... e o ingles? bem, o ingles esta evoluindo bastante, nao tenho a menor dificuldade com a velocidade que as pessoas falam, falta corrigir alguns erros de gramatica, aprender mais algumas girias, O Ingles talvez tenha sido meu objetivo principal na hora de decidir fazer intercambio, claro que as coisas que citei a cima, de me descobrir e descobrir o mundo tambem eram meus objetivos, mas secundarios, que se tornaram principais, eu volto pro Brasil em dezembro, nao fluente como um nativo ou alguem que passe 5 anos fora do pais, mas volto preparado pra qualquer entrevista de emprego, qualquer conversa com um gringo, sem maiores problemas.

Para os que acompanham o blog desde o inicio, sabem que o meu intercambio surgiu, da falta de entusiasmo de comecar as faculdades que eu tinha passado no vestibular, Administracao de Empresas e Economia, percebi que aquela nao era muito a minha praia, e nao quis perder tempo estudando pra depois abandonar como a maioria das pessoas fazem, escolhi dar um passo pra traz, e hoje, na metade do meu intercambio, ja posso dizer, que dei um passo pra traz, mas agora estou dando dez pra frente, quando voltar pro Brasil, volto uma pessoa melhor, mais feliz, mais confiante, mais inteligente, com uma alimentacao melhor, uma vida melhor, falando uma outra lingua com fluencia, com amigos de verdade, em todas as partes possiveis do mundo, amigos que vou lembrar pro resto da vida, as lembrancas ficam guardadas, e as fotos ajudam a relembrar cada momento. Volto tambem, com uma duvida, qual faculdade seguir? Estou apaixonado por 2 possibilidades, jornalismo, eu estou amando escrever no blog, e a cerca de 1 ano, 1 ano e meio, comecei a escrever alguns textos aleatorios sobre diversos assuntos, esportes, politica, musica, tenho grandes exemplos nessa area pra seguir na minha propria familia, e a outra area, tambem tenho otimos exemplos na minha familia, se chama Marketing, estou fazendo aulas de marketing durante 1 mes na ILSC, 3 horas por dia toda manha, estou aprendendo demais, e realmente estou aproveitando, nao sao apenas teorias, temos estudos de casos, apresentacoes, pesquisas, todos os dias, trabalhando com parceiros de todas as partes do mundo, pessoas que realmente querem fazer algo por um mundo melhor, eu ainda tenho mais alguns meses pra decidir, entre Marketing e Jornalismo, e sei que com qualquer uma das duas opcoes que eu escolha, eu estarei feliz.

Fazia tempo que nao postava, estava sem criatividade nenhuma, apesar de ter tempo, recebi uma inspiracao pra falar sobre isso e escrevi rapidamente aqui, espero que tenham aprovado, nao esquecam de comentar, eh algo realmente importante ter o feedback a respeito dos posts, obrigado! Edit: O blog voltou agora em 2013, com detalhes sobre o meu novo intercâmbio, confira em: http://henriemtoronto.blogspot.com

14 comentários:

  1. tudo que voce falou no seu texto, acontece comigo :), vim pra ca pra melhorar o ingles, e as coisas secundarias que foram as principais, e sabe? eu gostei disso! Esta sendo uma experiencia e tanto, e ganhei voce como meu amigo tb, dfdf, hahaha, serio! As amizades que eu estou fazendo aqui, vao estar sempre comigo, viu henrique? E quando voce voltar pro Brasil, voce decide entre Jornalismo e Marketing, ou presta vest pros dois hihi. beeeeijos (L)

    ResponderExcluir
  2. Você largou parcialmente as coxinhas? UHUUUUL amem viu haushaushaushaush até que eu to com saudades de você ^^

    ResponderExcluir
  3. é engraçado que sempre que a gente comenta com os outros "ah vou fazer um intercambio.. pra melhorar meu ingles e etc" as pessoas perguntam "mas quanto ta saindo tudo? nossa é muito caro!" pô.. a gente não tá pagando só por um curso de inglês.. um intercambio é uma experiência de vida mesmo, não é? é difícil mesmo compartilhar esse "sonho" que nós intercambistas temos com qlqr um... mto bom o texto henrique! fiquei reflexiva também.. hahaha um bjão!!

    ResponderExcluir
  4. Henrique, oi... xo contar minha história, desde os 15 anos q eu cismei em fazer um intercâmbio e só agora com 21 vou poder realizar... na verdade na epoca vou estar com 22 hahah, vc está realmente me fazendo refletir sobre ir pra vancouver ou toronto... Tolokaaaa!! continue contando tudo pra eu ir pensando, bjus

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive interesse algum em fazer intercâmbio, mas lendo seus textos acabei começando a considerar a idéia... mas quero muito fazer faculdade ano que vem também, vou ver se faço um daqueles intercâmbios de trabalho para universitários. No começo não animava muito de ler o post todo do blog, mas ele melhorou bastante! Parabéns pelo blog e boa sorte no resto intercâmbio!

    ResponderExcluir
  6. OLHA SO QUE BACANA! esta criando uma nova ideia nas pessoas em henrique!? :)
    Parabens pelos textos esse foi o que mais me tocou,como se passa-se um filminho na minha e refletisse tudo isso! Se em 1mes fez diferença pra mim! imagino o que eh passar todo esse tempo como voce esta passando!E fico feliz que tambem esta fazendo diferença pra voce!

    Saudades de voce Only! KISSES

    ResponderExcluir
  7. Henrique.... Acho que esse foi o seu melhor post até agora. Simplesmente pq deu para sentir a sua alegria ao escrevê-lo. É realmente maravilhoso ver o mundo se abrindo à nossa frente e perceber que as coisas começam a fazer sentido.
    Que bom que vc teve essa oportunidade que está lhe ajudando a descobrir tanto sobre si mesmo.
    Eu não estou tão perdida quanto antes, mas espero que o meu intercâmbio também me ajude a descobrir que a vida pode oferecer muito mais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Henrique... que bacana ler isso! Eu pretendo fazer intercâmbio em 2012, pro Canadá mesmo... Tô no último ano de faculdade, e assim que me formar, pretendo embarcar nessa.
    Muito legal ler isso e saber que, além da língua, podemos nos desenvolver pessoalmente, mudar a visão do mundo, rever conceitos e reavaliar pensamentos... é exatamente isso que procuro.
    E você é um cara de coragem... Parabéns!!!

    Bejo grande!!!

    ResponderExcluir
  9. Nao li os seus textos anteriores somente este.
    Com ele ,a parte da vergonha no brasil comigo acontece o mesmo pode ser porque sabemos que nossos pais estarao proximos a hora que precisarmos ou por qualquer outro motivo que seria muito bom descobrirmos,pelo menos eu gostaria!
    Canada foi um momento muito bom da minha vida,que ficara para sempre! O intercambio faz a pessoa amadurecer,crescer seus pensamentos poder ter uma mente mais aberta a tudo, e concerteza se for bem aproveitado ficara para sempre!
    ps: deu preguica de ler todo seu texto mas li hehe

    ResponderExcluir
  10. Hey Henrique, nice blog!
    I understood everything you wrote...
    That's so nice the way you write about your adventure, have fun and enjoy your time left.
    Just to remind you that you have a Colombian brother and your are more than welcome to come and visit this country...
    I also want to go to Brazil, I'd better plan something soon...
    Send my regards to the best Canadian family!
    It was a pleasure to meet you,

    Have fun and party!

    ResponderExcluir
  11. Amei o post! e meu voto vai pra jornalismo!

    ResponderExcluir
  12. Acho que o mais atraente em um intercaambio é essa coisa de conhecer outro lugar e pessoas diferentees, saber costumes, o aprender inglês, se aprimorar, acaba que sendo uma consequência, porém as experiências, o que viu, vc nunca mais esquece! E isso sim é um bom atrativo! beeijoss Henriquinhoooo s2

    ResponderExcluir
  13. ahh... muito bom seu texto e o seu ponto de vista sobre intercambio, eu tive essa mesma experência e realmente ficar um período fora, dar a oportunidade de se conhecer e conhecer o mundo, agregar valores e ter uma outra visão é super enriquecedor. Eu fiquei pouco tempo, apenas um mês porém aprendi já enxergar o mundo e determinadas situações de uma outra forma, inclusive já planejo retornar ou ir para outro país assim que terminar a faculdade e desfrutar um pouco mais dessa experiência... isso é muito bom e nos fazem crescer a cada instante.

    sucesso pra vc e aproveite cada segundo aí!

    ResponderExcluir
  14. Irado muleque!
    Se prepara pra segunda fase... que é voltar pro Brasil e ver ele com outros olhos. Nem melhor nem pior, apenas diferente...
    Abraço mulecao!
    Saudades!

    ResponderExcluir