quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dicas para aproveitar seu intercâmbio

Aqui estou eu novamente para contar mais um pouco sobre oque eu já aprendi sobre Toronto e sobre intercâmbio.
Vamos lá, primeiramente temos que evitar algumas coisas:

- Evite brasileiros,teremos amigos brasileiros? claro, e eles sao essenciais, porém, procure fazer amizade com europeus,asiaticos,canadenses, se você por acaso cair naquela rodinha de brasileiros todo dia, vai ser ruim de sair dela, e você vai perder o seu principal objetivo, que é estudar e treinar um novo idioma.

- Nunca diga não, se um grupo de pessoas nao muito conhecidas, te chamar pra ir ver um jogo de hockey, e vc nao gosta de esportes, muito menos de hockey, vá, ajuda a fazer amizade, ter historias pra contar, treinar o idioma, conhecer a cultura do pais, entre outras coisas.

- Saiba que momentos de saudades de casa, da familia, amigos, mordomias, são completamente normais, tente preencher ao máximo seu dia para que não tenha tempo de pensar nisso, e tenha em mente também que essa oportunidade é grande demais pra se desperdicar muito tempo pensando em como estão as coisas aqui no Brasil.

Outro aspecto importante é, como vou preencher meu dia? As escolas geralmente tem um calendário de atividades, que geralmente acontecem na parte da tarde, tente participar do maior número possivel. Procure andar pela cidade, perto da sua homestay, perto da sua escola, vá descobrindo onde ficam os estabelecimentos que um dia vc possa precisar, uma farmacia, um mercado, uma locadora de filmes, uma papelaria, coisas dessa tipo. Seja sociavel, trate sempre bem as pessoas, pois com excessão dos funcionários que trabalham no transporte publico em Toronto, todas as outras pessoas irão te tratar super bem e te acolher. Marque alguns passeios com o pessoal fora do calendário das atividades da escola, se enturme, conte sobre o seu país, seus custumes, ensine eles a falarem besteiras em portugues assim como eles vao ensinar você a falar besteiras em alemao,japones,chines,italiano.

E para terminar esse post, você está em um país completamente diferente do seu, então tente aproveitar isso, não fique desesperado no começo para comer um arroz e feijao, para ver uma novela da globo, aproveite a cultura diferente, coma comidas do país, veja os programas de tv de lá, se interesse pelos esportes favoritos como hockey, basquete, não estou dizendo pra deixar de gostar dessas coisas do Brasil, apenas para aproveitar que está em um outro lugar e viver intensamente cada segundo. Edit: O blog voltou agora em 2013, com detalhes sobre o meu novo intercâmbio, confira em: http://henriemtoronto.blogspot.com

5 comentários:

  1. Henrique cada vez que venho aqui e leio algum poste seu, fico me imaginando la sabia ?! ysgaysgyagsy cara teu blog ta cada vez mais perfeito.
    aqui um vídeo que passou no jornal hoje sobre intercâmbio http://ow.ly/1b1Jg. beijao

    ResponderExcluir
  2. hdsaduahda, eu tb me imagino la todo dia desde que decidi fazer intercambio ;P, ahhh, que bom que ta adorando *-* esse video ai eu vi ja,muito bom tb =D beijos

    ResponderExcluir
  3. não ir em um jogo de hockey? difícil ein ;x

    ResponderExcluir
  4. concooooooordo,em gênero,grau,número e pessoa! hahahaha

    ResponderExcluir
  5. Curti pra caramba o post, vou p/ Toronto em Maio e suas dicas são mto legais!! =)
    Abraço!!

    ResponderExcluir