domingo, 24 de novembro de 2013

Toronto ou Vancouver, Eurocentres ou ILSC?

Olá pessoal, hoje vim falar um pouco sobre as dúvidas que o pessoal tem perguntado e a maior dúvida de um futuro intercambista que vai pro Canadá, escolher entre Toronto e Vancouver. Hoje que eu já conheci as duas cidades acho que posso responder melhor, e baseado na minha experiência e não sobre o que eu imaginei ou li.

Minha cidade favorita entre as duas, é sem dúvidas TORONTO! Sim, em Toronto era mais frio, mas eu vou explicar os motivos.

Toronto está muito melhor localizada no mapa do que Vancouver, o que facilita pra muitas coisas, primeiro o fuso horário entre Toronto e SP eh de sempre menos de 3 horas, já em Vancouver, o fuso chega a 6 horas, o que dificulta comunicação com o Brasil. Em Toronto tem muitos shows e eventos esportivos que não chegam até Vancouver, aqui tem bastante também, mas não chega perto da quantidade que tem em Toronto, devido a proximidade com Nova York e outras grandes cidades americanas. Vancouver te proporciona algumas viagens legais aqui, como Seattle, Victoria, Rocky Mountains ( essa eh a mais legal e a única que acho que não vou conseguir fazer =/) enquanto em Toronto você pode ir pra Nova York, Chicago, Montreal, Quebec City e outras cidades mais interessantes.

Vancouver tem paisagens naturais mais bonitas do que Toronto, mas eu também acho Toronto muito bonita, gosto de dizer que é Nova York sem o caos e sem pessoas que não sabem o que é educação.

Mas em qual lugar eu vou achar menos brasileiros e menos asiáticos? Se mantivermos a devida proporção de Toronto ser muito maior que Vancouver, posso dizer que é igual, as escolas de idiomas são dominadas por brasileiros, coreanos e etc, e as duas cidades também tem cerca de 50% da população de imigrantes, uma grande parte dela, de chineses.

O principal fator da minha preferência por Toronto ainda é outro, eu gastava em média de 15-20 minutos pra ir de casa pra escola, via metro, a estacao ficava a 2 minutos andando de casa, e a estacao destino, ficava na frente da escola, então era bem tranquilo ir pra aula, ou pro centro da cidade, o que me fazia sair sempre, e passar poucos dias em casa, já em Vancouver, eu moro a 40-45 minutos de onibus até a escola ( maioria dos estudantes que ficam em homestay, caem ou em North Vancouver[meu caso] ou Burnaby), e vou pra escola de onibus, ou seja, se atrasar, eu espero no frio, e pra piorar, tem muito menos onibus disponivel do que metro né? Pra voltar de qualquer festa/bar a noite, eh muito complicado a chego a gastar 2h sem contar o frio.

Em relação ao custo de vida, achei bem parecido apesar de Toronto ter 13% de impostos e Vancouver 12%. Então levando em conta tudo que passei nas duas cidades, eu escolheria sem dúvidas nenhuma Toronto para viver, mesmo que morasse em Downtown Vancouver, Toronto ainda ficaria na frente. Vancouver é uma cidade muito boa também, e vale a pena conhecer, e esse foi o motivo de ter vindo pra cá dessa vez, pois se tudo der certo, ano que vem morarei em Toronto, então essa foi a oportunidade de conhecer essa outra cidade.

Agora a outra dúvida que muitos me perguntam, qual escola é melhor? Eu escolho sem dúvidas a Eurocentres no quesito professores, modernidade e aprendizado, mas a ILSC ganha em alguns aspectos, como passeios e ser algo mais relax. O ponto fraco das duas escolas é não usar livro, e sim xerox de livros, e isso realmente eu não gosto, mas pelo menos na Eurocentres a gente usa muitas vezes o livro original, e vem uma xerox pra gente responder inves de escrever no livro e talz, menos pior. Na ILSC não fiz nenhuma prova, aqui tem prova de gramática a cada 4 semanas e de speaking a cada 2 semanas, e na última semana você tem um teste de gramática também.

Agora um ponto interessante, que é bom e ruim ao mesmo tempo, a Eurocentres é muito menor que a ILSC, você em pouco tempo começa a conhecer a escola toda, e ficam todos próximos, no seu último dia de aula, você precisa ir no meio da escola e fazer um discurso, ou se quiser, só agradece mesmo rs, mas pra uma escola que tem acho, menos de 100 alunos, é bem tranquilo, o ponto ruim do tamanho da escola é que as vezes você quer fazer algo diferente e não acha ninguém que queira fazer, ou os passeios muitas vezes não terem gente suficiente.

Já a ILSC é gigante, tinha milhares de alunos, vários prédios com vários andares, você vai conhecer MUITA gente, vai ter seu grupinho, e vai conhecer os outros de vista, sempre terá gente pra fazer algum passeio por mais idiota que seja e as atividades sempre tem gente suficiente, era fácil ir pra uma balada/pub e ter 70% do bar tomado pelos estudantes da ILSC.

Como dessa vez o propósito do intercâmbio foi diferente, eu preferi escolher a Eurocentres por ser mais -puxada- preciso do meu IELTS até abril, mas na ILSC você também aprende bastante, e foi ótima no propósito que eu tinha em 2010, que era falar inglês fluentemente.

Se eu pudesse fazer uma mistura de tudo, ficaria mais ou menos assim, morar em Toronto, estudar na Eurocentres com a família de Vancouver (a família de Toronto também era ótima, mas acho que aqui ainda é um pouco melhor).
Espero que tenham gostado e só pra dizer mais uma vez, ambas as cidades e escolas são muito boas, são apenas preferências baseadas na minha experiência.

19 comentários:

  1. Poxa muito obrigada! Acho que deu pra ter uma visão mais clara! Mais uma vez parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Ola, tudo bem??

    Adoreii seu blog!!
    Estou pesquisando um intercambio e estava muito perdida. Na verdade, agora decidi o lugar Toronto.
    Estou na duvida da escola, me indicaram a ILSC,é uma boa escolha? Vou ficar 5 semanas...
    Qual a carga horaria que voce utilizou?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. A ILSC eh bem grande, creio eu que seja a maior ou a segunda maior em Toronto, fiz o curso de 24 aulas por semana la, nao aconselho fazer o super intensivo( fiz em vancouver e n tinha tempo de fazer nada na cidade ), Em 2010 a ILSC nao era das mais puxadas, mas era bem bacana

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu vou agora em março para Toronto, vou estudar na ILAC chegou a conhece-la?

    ResponderExcluir
  5. Olá,tudo bem ?Estou querendo ir para o Canadá em janeiro de 2015,e sou do nordeste do Brasil,voce acha que vou sofrer muito com o clima ? E entre a Euro,a Ilac e a Ilsc,voce acha que no quesito de aprender a falar ingles fluente,seria melhor qual ?

    ResponderExcluir
  6. Henrique, também estou pensando em ir para o Canadá..qual seria das duas cidades a que tem público mais maduro? Grata!

    ResponderExcluir
  7. ILAC eh bem grande tambem e tinha alguns amigos que estudavam la e gostavam bastante.

    Sim, vc vai sofrer bastante com o inverno de Toronto, eh bem frio, precisa de mta coragem pra aguentar, se nao tiver disposta a arriscar, tem lugares mais quentes como Vancouver e Los Angeles

    Nao da pra falar qual tem o publico mais maduro pois isso depende das amizades que vc fara, se vc me perguntar das escolas posso falar que o publico da eurocentres eh mais maduro do que o da ILSC, mas nao posso falar na questao de cidades

    ResponderExcluir
  8. Henrique, você conhece a VEC? Irei fazer intercâmbio em Vancouver e estou em dúvida entre fazer VEC, Eurocentres ou na University of British Columbia.
    Obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara sem duvida nenhuma faça na universidade de BC. Qualidade 10 a 0 e soh o nome da UBC traz muita vantagem. Material de ensino usada na UBC eh muito bom e os professores são muito bem conceituados.

      Excluir
  9. Oi, vi que vc nao aconselhou o super intensivo na Euro, estou indo em março mas ainda não escolhi a carga horária, gostaria de saber porque vc nao aconselha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Breno, o problema do curso em Vancouver ter tido muitas horas por dia eh que infelizmente, a eurocentres apesar de melhor escola do que a antiga ilsc ( que fiquei sabendo que melhorou nos ultimos tempos e ja ate usam livros) eh mto pequena e a maioria dos alunos estavam por la a mto tempo, alguns a mais de 1 ano, e as pessoas geralmente escolhem o curso com aulas de manha e no maximo, 1 aula durante a tarde. Como o meu tinha a manha e a tarde inteiras de aula, basicamente meus amigos todos iam embora, e eu ficava -preso- por causa das aulas, e alem de td, as opcoes de aulas nao eram mto grandes como na ILSC e muitas aceitavam alunos bem abaixo do nivel so pra completar a classe, oq prejudicava muito, como por exemplo um arabe q estudou em uma aula a tarde comigo e com um grupo dos niveis a1 e a2, os mais altos, mas ele era b1, ou seja, o cara nao acompanhava as aulas, so ficava no celular, e todo trabalho em grupo, qm caisse no grupo dele tinha q trabalhar por 2,na ILSC as aulas a tarde eram mais niveladas sem essas pessoas completando so pq tinha vaga disponivel

      Excluir
  10. Henrique, tudo bem?

    Sabe qual a faixa de valores das duas?
    ILSC ou Eurocentres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, td sim e vc?

      O valor das duas varia de acordo com a quantidade de horas semanais e estou um pouco desatualizado do valor atual, mas o valor de um curso de 3 horas pela manha e mais umas 2 horas a tarde deve sair entre 280 e 350 dolares por semana. a ILSC lembro q tinha a calculadora no proprio site deles

      Excluir
  11. Conhece os cursos da St Giles em Vancouver? Busco uma escola com um perfil de menor número de alunos e pessoal acima de 25 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise a Eurocentres. Esta dentro do que voce deseja.

      Excluir
  12. Nao, estudei na Eurocentres em Vancouver, nao estudei e nunca ouvi falar, entao nao posso dar opiniao. Nao entendi se eh uma pergunta ou uma afirmacao, mas tb segue a mesma logica na resposta, nao estudei e nao ouvi falar. Eurocentres, PLI, tem um publico mais velho

    ResponderExcluir
  13. Estudei na Eurocentres, em Vancouver e minha homestay era incrivel! Melhor esperiencia da vida. Agora estou me preparando para ir a Australia. Espero ter a mesma sorte da outra vez!

    ResponderExcluir
  14. Olá adorei suas dicas! Agora me da um help aqui: Eu sou uma pessoa que gosta de festa, música e conhecer pessoas então creio que devo escolher Toronto não é?? E em relação a trabalho é muito difícil de arrumar um emprego em Toronto??? Obggg!❤

    ResponderExcluir