Fala pessoal!! Então, hoje vim falar um pouco do preparativo que você precisa fazer para conseguir ir para fora do Brasil estudar em um college.
Primeiramente você precisa de um teste que prove que você vai compreender as aulas e fazer os trabalhos, os mais conhecidos sao IELTS, TOEFL e Cambridge. Você consegue fazer as provas aqui no Brasil, mas o preço é bem salgado, ficam em média 500 reais e você pode fazer quantas vezes quiser até passar. Uma outra opção caso você ja esteja no país que deseja estudar é se dirigir até o college e pedir para fazer o próprio teste deles, que é um pouco mais fácil.
Depois disso você precisa de documentação básica do seu colegial ou faculdade aqui no Brasil, tudo com tradução juramentada, mesmo que o college não peça, aconselho a levar que pode ser necessário no futuro.
Com esses documentos em mãos você precisa aplicar para os colleges que deseja, aconselho a escolher uns 2 ou 3 pelo menos e aplicar para todos, pois pode ser recusado em um e não vai querer perder o ano/semestre. Vai preencher alguns formulários, pagar a taxa de application (você paga mas isso não é garantia que será aceito, e não recebe reembolso caso seja recusado), espera a resposta, sendo aprovado você precisa pagar o curso, e isso depende de como eles fazem, se querem um valor de entrada, se vao cobrar mensalidade, semestral, anual, e depois disso recebe sua carta de aceitação para dar entrada no visto, exames médicos e essa burocracia.
Acho os valores de moradia nos Campus bem alto pra algo pequeno e dividido, geralmente so com quarto privativo e tendo que dividir cozinha, banheiro e tudo mais, então na minha opinião a melhor opção é alugar um apartamento/basement pra você morar sozinho ou dividir com alguém.
Existem diversos sites como Craigslist, KiJiJi, ViewIt, que você pode buscar apartamentos, de uma olhada enquanto está no Brasil somente para ter uma noção do que você pode conseguir com o seu orçamento e os requerimentos, mas não feche ainda estando aqui. Chegue com umas 2 semanas de antecedência na cidade e alugue um quarto pelo AirBnB, que é mais barato que hotel, super seguro e fácil de achar algo do seu gosto e use essas duas semanas para visitar novamente os sites citados acima, faca lista de todos que gostou com telefone, endereco em uma ordem geograficamente favorável, e marque visitas. Pegue jornais gratuitos na rua que tem classificados e procure outras opcões, se não conseguir nada nessas formas, procure ajuda de um corretor. Existem também grupos no facebook que as pessoas oferecem quartos pra alugar. Você provavelmente vá achar algo que goste com tantas opcões assim, se não conseguir, veja se não está querendo algo muito bom, bem localizado, mobiliado, novo por um preço muito baixo. As vezes procurar por um apartamento de 2 quartos mesmo indo sozinho pode valer a pena, pois consegue achar alguem pra ficar no outro quarto, e o preço desse quarto extra as vezes é 200-300 dolares, de um aluguel q sozinho seria de 800-900, entao vc pode economizar bastante. Saiba também que a maioria dos proprietários pede o primeiro e último mês de aluguel na hora de fechar negócio.
Com as aulas quase começando já comece a tentar se enturmar, existem grupos no facebook, faça visitas ao college para tentar conhecer o campus, saia bastante de casa para conhecer bem o transporte público e evitar atrasos nas aulas ou ficar perdido.
Aproveite a experiência da sua vida!
Ps.: Na hora de buscar por um apartamento é muito importante que saiba o que o seu orçamento pode pagar, e as vezes um lugar menor, mais antigo, mas que fique perto de transporte publico, supermercado, college, trabalho e etc pode ser muito melhor do que um mais novo que nao tenha essas facilidades
Blog que contou todo meu preparativo para o intercâmbio em Toronto no ano de 2010 e também tudo que aconteceu por lá, depois algumas informações sobre minha ida pra Vancouver e preparativos para o retorno ao Canadá
terça-feira, 3 de março de 2015
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
FAQ: Tudo que vc precisa saber para o seu intercambio em Toronto
Fala pessoal, resolvi criar esse post para reunir uma parte das duvidas que o pessoal sempre tem e vem me perguntar, espero que seja de grande ajuda pra vocês.
Sim, eh verdade. No verão o Sol se poe perto das 9 horas da noite, já no inverno ele nasce mais tarde e perto das 3 horas da tarde já não tem mais luz do sol, aproveite para caminhar e colocar vitamina D no seu corpo durante a hora do almoço.
Compre no Canada, os preços são melhores, e os casacos de inverno de verdade são bem difíceis de encontrar no Brasil, existem pouquíssimas lojas e modelos
CLIMA
- Sinto frio no Brasil, como faco pra sobreviver em Toronto?
- Eh verdade que os dias no verão são longos e no inverno quase não tem sol?
Sim, eh verdade. No verão o Sol se poe perto das 9 horas da noite, já no inverno ele nasce mais tarde e perto das 3 horas da tarde já não tem mais luz do sol, aproveite para caminhar e colocar vitamina D no seu corpo durante a hora do almoço.
- Compro/levo casaco pro inverno aqui do Brasil ou deixo pra comprar em Toronto?
Compre no Canada, os preços são melhores, e os casacos de inverno de verdade são bem difíceis de encontrar no Brasil, existem pouquíssimas lojas e modelos
- Alguma dica pra amenizar os efeitos do frio?
IDIOMA
- Quanto tempo preciso estudar pra ser fluente?
Essa pergunta desculpem a sinceridade, eh a mais estupida e a unica que não gosto de ajudar, pq? Porque depende do seu nível atual de inglês, em qual escola você vai estudar, o quanto você vai se dedicar, se vai ver tv/filmes para melhorar o listening, se vai ler livros e jornais em inglês para melhorar reading/writing/vocabulary, se você vai andar só com brasileiros e se só vai praticar o inglês durante as aulas. Conheço gente que aprendeu mais em 1 mês do que alguns amigos que ficaram de 6 a 10 meses, mas que não levavam as aulas a serio e so falavam com brasileiros fora da aula. Então essa questão eh 90% baseada em você, suas atitudes e sua capacidade, 10% esta relacionado a escola.
- Não falo nada/quase nada de inglês e estou indo estudar em Toronto mês que vem...
Então... pessoas de qualquer nível de inglês podem estudar nas escolas de idiomas, mas fique ciente que se você não fala nada do idioma, você sofrera mais no inicio, principalmente na imigração, depois no primeiro contato com a hostfamily, primeiros dias na cidade quando precisar pedir informações e não souber pedir ou não entender a resposta. Não venha achando que porque vai ficar 3 meses vai sair daqui fluente, não, não vau. Sendo sincero, pra sair com um inglês avançado/fluente, você já precisa ter um nível de inglês pelo menos intermediário quando sair do Brasil e estudar cerca de 6 meses por aqui. Se querem uma dica quanto a isso, estudem um pouco no Brasil antes de virem, quanto mais souberem ainda no Brasil, vão evitar de perder dinheiro aprendendo verbo to be, cores e números nos primeiros níveis das escolas.
Canada's Wonderland - Julho 2010 |
MORADIA
- Eh melhor alugar apartamento/basement ou ficar em casa de família?
Isso também depende muito de cada pessoa, mas da pra explicar e te ajudar a definir melhor onde morar. Se você tem um inglês mais básico/elementar, eh novo e dependente, aconselho a ficar em casa de família, eles podem te ajudar com muitas coisas, vc não vai precisar se preocupar em cozinhar, pagar contas e vai ter uma família responsável por você, o que pode ajudar na hora de convencer sua família no Brasil a te deixar fazer o intercambio. Se você já eh mais velho, tem um inglês intermediário/avançado, gosta de ter mais liberdade de poder chamar amigos pra um jantar/churrasco em casa, opte por um apartamento ou basement, você consegue alugar um basement de um quarto perto de estacão de metro por cerca de 800 dólares por mês com utilities inclusas. Se optar por apartamento/basement, chegue com 10-15 dias de antecedência em Toronto e já comece sua procura, jornais, corretores, craigslist, kijiji e outros sites serão bem uteis.
- Quero chegar uns dias antes para procurar apartamento ou ficar uns dias depois do curso para -turistar-, onde posso me hospedar?
Primeiro você precisa ver se o seu visto tem validade para ficar esse tempo extra, se tiver, a melhor maneira de se hospedar eh através do AirBnB, você consegue uma diária por volta de 75 dólares em apartamentos muito bons no coração de Toronto, e alguns oferecem pacotes semanais/mensais, sairá mais em conta do que se hospedar em hotel e mais seguro do que em hostel, principalmente se estiver portando coisas de valor.
- Como eh a comida em casa de família?
Em Toronto morei em casa de mãe venezuelana e pai canadense, a comida era bem parecida com a brasileira, algumas vezes tinha festa, pizza, churrasco, mas geralmente era simples, arroz, purê de batata, frango, milho, essas coisas. Ja quando morei em Vancouver a família era de 2 canadenses e com mais idade, os pratos também eram gostosos mas eu não era muito chegado em sopas, vegetais, legumes e etc. Uma dica muito boa eh colocar ketchup nas coisas mesmo que você não goste, eu não gosto de purê de batata mas colocava ketchup e comia tranquilo rsrs.
ESCOLA
- Qual escola eh melhor, ILSC, ILAC, Eurocentres, EC, ETC...?
As escolas geralmente tem um publico mais definido, mas nada impede que você seja mais velho e estude na ILSC ou na ILAC, mas já acho mais complicado alguém com 17-18, anos ir estudar na Eurocentres, PLI e outras voltadas pra um publico pra maiores de 21. Cabe a você quando for conversar com a agencia perguntar sobre os públicos, se você eh mais novo, posso dizer pra ir sem medo em ILSC ou ILAC.
- Mas essas escolas maiores não tem muito brasileiro? Não quero estudar com brasileiro!!!
Tem, e as pequenas também terão brasileiros, acredito eu que todas as escolas de idiomas tenham a politica de só se falar inglês dentro da escola, então você estudar com brasileiro ou não, não vai interferir no seu rendimento dentro da aula. So se lembre de fazer amigos de outros países também, andem em grupos que tenham os -gringos-, para -obrigar- todo mundo a falar em inglês, latinos são bem parecidos com os brasileiros, asiáticos nos amam e os europeus depende muito se você vai gostar deles ou não, geralmente são mais sérios e fechados, mas isso não impede que você encontre um europeu pra ser parceiro de cerveja depois da aula. Aproveitando, não se esqueça que não adianta nada evitar estudar com brasileiro e tudo mais e dividir o apartamento com brasileiros, se for alugar pra dividir, procure pessoas de outros países.
- As escolas tem passeios, atividades extras, viagens?
Sim, elas possuem essas atividades, e eh bem importante que você participa, fara amigos novos, conhecera lugares bacanas e treinara o inglês muito mais, na maior parte das vezes sem gastar nada a mais por isso. Também costuma ter painéis que as pessoas colam/penduram anúncios de clubes,grupos,esportes e derivados, quando estudava na ILSC vi na parede um anuncio de um futsal toda segunda-feira a noite, e a partir dai era minha rotina toda segunda a noite, fiz amigos do canada, grecia, mexico, china todos por la, so os colombianos e portugueses que não iam muito com a nossa cara, acho que porque sempre perdiam da gente haha
OUTRAS DUVIDAS
- Quais as principais atracões turísticas de Toronto?
CN Tower, Rogers Centre, Toronto Islands, Royal Ontario Museum, Toronto Art Gallery, Yonge-Dundas Square, Hockey Hall of Fame, Casa Loma, Toronto Zoo, Canada's Wonderland e muitos outros.
- Quanto custa o transporte publico em Toronto?
A melhor maneira eh comprar o passe mensal que custa 133,75 CAD e te da direito a usar o transporte publico ilimitadamente pelo mês inteiro, inclui Ônibus, Metro e os Bondes. Existem também opções de passe semanal, diário ou bilhete pra ser usado uma vez só, as vezes seu intercambio acaba dia 3 e dai vc não precisa comprar outro passe mensal só por 3 dias.
- Onde fazer compras?
Isso depende bastante do seu estilo e do que você esta procurando. Eletrônicos tem a Best Buy e Future Shop, eu prefiro a Future Shop para fazer a compra, mas sempre comparo o preço nos dois. Se quer fazer comprar de comida existem mercados como No Frills, Cotsco e outros. Temos 2 outlets, o Vaughan Mills e o Toronto Premium Outlets. Se você procura mais luxo e lojas refinadas, a região de Yorkville eh a nossa versão da Champes Elysees.
- Compensa comprar no Canada ou eh melhor ir aos EUA?
Isso eh relativo, os preços no Canada são muito bons, e muito melhores do que no Brasil, mas se você pretende conhecer NY, Chicago, eu aconselharia a esperar e comprar la, pois costuma sair mais barato, confira também a cotação dos dólares americanos/canadense e real. O imposto no Canada eh mais alto do que nos EUA e geralmente o preço do produto também eh um pouco mais caro.
- Matando as saudades do Brasil...
Isso eh bem simples, não precisa gastar dinheiro comprando plano de celular com ligação internacional nem nada disso, fale com seus pais e família pela internet, Facebook, Skype, Whatsapp e vari os outros sites/apps/softwares estão ai pra isso de graça. Lembre-se de manter sua família informada, mas tente não ficar perdendo horas do seu dia no skype com eles, isso não vai te ajudar em nada e só vai prejudicar a estar pagando pra estar no Canada e ficar falando em português com eles. Pra matar a saudade da comida brasileira, existem varias opções em Toronto, churrascarias, restaurantes caseiros, coxinhas, bolos, brigadeiros, guarana e nesses restaurantes ainda transmitem jogos dos principais clubes do Brasil.
- E a respeito de lazer, shows, eventos esportivos, Toronto esta bem servida?
Sim, e mto bem servida, Toronto tem equipes nas principais ligas norte-americanas, NHL, NBA, MLS, faltando apenas na NFL, mas não existem equipes canadenses na liga americana, mas tem um time na liga canadense o/. Algumas equipes vem fazer amistosos de pre temporada na cidade. Ja em relação a shows, pode ficar tranquilo que não faltara opções pra você, nos meus 6 primeiros meses por la, fui em cerca de 6 shows, e soube de outros importantes que rolaram por la, Black Eyed Peas, John Mayer, Usher, Rihanna, Kesha, Bon Jovi, deadmau5, Lady Gaga, Drake, a lista eh grande e você não terá dificuldades em achar algum artística que goste.
- Seguro saúde eh obrigatório?
Não, não eh. As agencias tentam te vender pois ganham uma comissão muito boa das seguradoras. Mas eu não aconselho a ir sem, eh muito importante ter um, mas certifique-se de que seja um que não tenha preços abusivos e tenha uma boa cobertura, pesquise na internet a respeito e só feche com a agencia o seguro caso não encontre nada com um custoXbeneficio melhor.
- Tenho outra duvida, como faco pra perguntar pra você?
Comente aqui nesse post, que ficarei feliz em editar o post e colocar sua duvida já respondida nele, caso eu mesmo lembre de mais algumas questões que sempre perguntam eu também adicionarei. Fiquem a vontade pra comentar e tirar outras duvidas =)
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
College no Canadá, eh!
Fala galera!!! Eu já tinha adiado meu desejo de fazer college no Canadá para o ano que vem, mas conversando com um amigo que leu o blog e conversou comigo antes de ir, e agora já está em Toronto há mais de um ano, ele me deu uma dica muito importante: Não queria perder mais um ano aqui no Brasil sem fazer nada de útil, então conversei com esse amigo e ele me indicou um college privado, com um visto+work permit de 1 ano, sao 6 meses de curso podendo trabalhar meio periodo e mais 6 trabalhando em período integral. Com isso vou poder ter mais uma qualificação, por mais que seja simples e curta, e principalmente a partir do 6 mes consigo me manter e até juntar um dinheiro.
Mas o principal fator para isso é: eu poderei aplicar pro Humber College enquanto estiver lá e isso facilita um pouco em relação a estar aqui no Brasil e aplicar. Já conversei com a agência que oferece esse curso que devo fazer ( não vou divulgar o nome, porque apesar de gostar muito de ajudar, não quero que as agências continuem utilizando as informações/propaganda do blog para ganhar dinheiro sem ter nenhum retorno) e farei o teste de proficiência em inglês, sendo aprovado no teste tudo que vou precisar fazer é pagar a entrada do curso, eles emitem a carta, eu dou entrada no visto e embarco, o restante é parcelado em 5x. Devo voltar ainda no primeiro semestre para Toronto, queria muito ir em abril, mas talvez tenha que adiar um pouco pra fazer um pouco mais de caixa antes de embarcar. É isso gente, se tiverem dúvidas, ou comenta aqui, ou me adiciona no face (manda inbox junto pra saber qm é e não recusar) que fico feliz em responder.
Ps.: Quando estiver definido a data de embarque e caso seja aprovado no teste, vou lançar uma série de 3-4 posts explicando melhor o processo, busca por moradia, como funciona para trabalhar por lá e coisas relacionadas
Ps2.: também estou entrando no blog algumas vezes ao dia para acompanhar se tem algo novo e responder
Mas o principal fator para isso é: eu poderei aplicar pro Humber College enquanto estiver lá e isso facilita um pouco em relação a estar aqui no Brasil e aplicar. Já conversei com a agência que oferece esse curso que devo fazer ( não vou divulgar o nome, porque apesar de gostar muito de ajudar, não quero que as agências continuem utilizando as informações/propaganda do blog para ganhar dinheiro sem ter nenhum retorno) e farei o teste de proficiência em inglês, sendo aprovado no teste tudo que vou precisar fazer é pagar a entrada do curso, eles emitem a carta, eu dou entrada no visto e embarco, o restante é parcelado em 5x. Devo voltar ainda no primeiro semestre para Toronto, queria muito ir em abril, mas talvez tenha que adiar um pouco pra fazer um pouco mais de caixa antes de embarcar. É isso gente, se tiverem dúvidas, ou comenta aqui, ou me adiciona no face (manda inbox junto pra saber qm é e não recusar) que fico feliz em responder.
Ps.: Quando estiver definido a data de embarque e caso seja aprovado no teste, vou lançar uma série de 3-4 posts explicando melhor o processo, busca por moradia, como funciona para trabalhar por lá e coisas relacionadas
Ps2.: também estou entrando no blog algumas vezes ao dia para acompanhar se tem algo novo e responder
Assinar:
Postagens (Atom)