terça-feira, 3 de março de 2015

Preparando sua ida para o college

Fala pessoal!! Então, hoje vim falar um pouco do preparativo que você precisa fazer para conseguir ir para fora do Brasil estudar em um college.

Primeiramente você precisa de um teste que prove que você vai compreender as aulas e fazer os trabalhos, os mais conhecidos sao IELTS, TOEFL e Cambridge. Você consegue fazer as provas aqui no Brasil, mas o preço é bem salgado, ficam em média 500 reais e você pode fazer quantas vezes quiser até passar. Uma outra opção caso você ja esteja no país que deseja estudar é se dirigir até o college e pedir para fazer o próprio teste deles, que é um pouco mais fácil.

Depois disso você precisa de documentação básica do seu colegial ou faculdade aqui no Brasil, tudo com tradução juramentada, mesmo que o college não peça, aconselho a levar que pode ser necessário no futuro.

Com esses documentos em mãos você precisa aplicar para os colleges que deseja, aconselho a escolher uns 2 ou 3 pelo menos e aplicar para todos, pois pode ser recusado em um e não vai querer perder o ano/semestre. Vai preencher alguns formulários, pagar a taxa de application (você paga mas isso não é garantia que será aceito, e não recebe reembolso caso seja recusado), espera a resposta, sendo aprovado você precisa pagar o curso, e isso depende de como eles fazem, se querem um valor de entrada, se vao cobrar mensalidade, semestral, anual, e depois disso recebe sua carta de aceitação para dar entrada no visto, exames médicos e essa burocracia.

Acho os valores de moradia nos Campus bem alto pra algo pequeno e dividido, geralmente so com quarto privativo e tendo que dividir cozinha, banheiro e tudo mais, então na minha opinião a melhor opção é alugar um apartamento/basement pra você morar sozinho ou dividir com alguém.

Existem diversos sites como Craigslist, KiJiJi, ViewIt, que você pode buscar apartamentos, de uma olhada enquanto está no Brasil somente para ter uma noção do que você pode conseguir com o seu orçamento e os requerimentos, mas não feche ainda estando aqui. Chegue com umas 2 semanas de antecedência na cidade e alugue um quarto pelo AirBnB, que é mais barato que hotel, super seguro e fácil de achar algo do seu gosto e use essas duas semanas para visitar novamente os sites citados acima, faca lista de todos que gostou com telefone, endereco em uma ordem geograficamente favorável,  e marque visitas. Pegue jornais gratuitos na rua que tem classificados e procure outras opcões, se não conseguir nada nessas formas, procure ajuda de um corretor. Existem também grupos no facebook que as pessoas oferecem quartos pra alugar. Você provavelmente vá achar algo que goste com tantas opcões assim, se não conseguir, veja se não está querendo algo muito bom, bem localizado, mobiliado, novo por um preço muito baixo. As vezes procurar por um apartamento de 2 quartos mesmo indo sozinho pode valer a pena, pois consegue achar alguem pra ficar no outro quarto, e o preço desse quarto extra as vezes é 200-300 dolares, de um aluguel q sozinho seria de 800-900, entao vc pode economizar bastante. Saiba também que a maioria dos proprietários pede o primeiro e último mês de aluguel na hora de fechar negócio.

Com as aulas quase começando já comece a tentar se enturmar, existem grupos no facebook, faça visitas ao college para tentar conhecer o campus, saia bastante de casa para conhecer bem o transporte público e evitar atrasos nas aulas ou ficar perdido.

Aproveite a experiência da sua vida!

Ps.: Na hora de buscar por um apartamento é muito importante que saiba o que o seu orçamento pode pagar, e as vezes um lugar menor, mais antigo, mas que fique perto de transporte publico, supermercado, college, trabalho e etc pode ser muito melhor do que um mais novo que nao tenha essas facilidades

3 comentários:

  1. Oi, Henrique,

    Primeiramente, parabéns pelo blog, li todos os posts hehehe e achei genial suas dicas.

    Estou me programando pra ir em marco de 2016 pra Toronto passar 6 semanas e tb escolhi ILSC, graças a vc tb...hehe
    Continue compartilhando com a gnte suas experiencias.
    Abracos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Henrique, por favor, gostaria de entrar em contato com você por email. Você pode informar qual endereço posso usar?
    Obrigado, abs
    Cristiano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email eh henrique_gja@hotmail.com, espero q possa ajudar, abs

      Excluir