quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Barreiras para se tornar um intercambista.

Bom, eu não sou um especialista,esse eh meu primeiro intercambio, mas posso dizer que li bastante na internet a respeito deles, e principalmente sobre a cidade e pais que eu escolhi.

Bom, são muitos as barreiras que as pessoas enfrentam para conseguir chegar ao tão desejado intercambio, burocracia, inseguranças, dinheiro e o a maior delas, os pais que são contra, muitas vezes por não serem bem informados nesse assunto.

A burocracia acho que eh o menor impecilho, junte tudo que conseguir dos documentos exigidos, e tente levar alguns nao obrigatorios como por exemplo comprovar outra fonte de renda e coisas do tipo, pois qualquer coisa que vc possa mostrar, que esta indo com um objetivo de estudo, tem como se manter no pais sao levados em conta na hora do visto.

As inseguranças são normais em qualquer um, todos nós que decidimos fazer um intercambio sentimos medo, sera que eu vou gostar? sera que eu vou entender oq eles falam? sera q eu vou gostar da comida? sera que eu vou fazer amigos? Posso dizer por tudo que ja li,o mais importante, eh voce entrar de cabeça nessa jornada, e aquela frase "errando que se aprende" faz muito sentido, va aos passeios da escola, experimente tudo, nao tenha medo de errar, nao diga nao para um convite qualquer, mergulhe de cabeça nessa oportunidade que eh o desejo de milhoes e poucos tem essa chance.

O Dinheiro realmente eh um fator muito complicado, oq vc pode fazer em relação a isso eh um planejamento com a sua familia e marcar a viagem para daqui a um tempo, tambem pode escolher a passagem em uma epoca que o pais nao eh tao movimentado, uma escola boa porem com um custo nao muito alto, nao gastar com besteiras, e vc ainda pode fazer um intercambio de apenas 15 dias, eh pouco? sim, mais para que nao tem disponivel no momento muita grana ou tempo, eh uma boa opcao.

Os pais são realmente uma incógnita, muitos querem que o filho vá sem vontade, muitos não querem que o filho vá por mais que ele deseje, muitos nao tem ideia do que eh um intercambio, alguns nao acreditam que os filhos tenham coragem de ir. É fundamental demonstrar interesse, pesquise sobre a cidade e pais escolhidos, mostre que vc ja esta por dentro da cidade.A dica mais importante para convencer seus pais a te deixar fazer um intercambio, sem a menor duvida é: Vá a uma agência com eles, eles irao ver a seriedade da agencia, irao tirar duvidas, perder medos, no meu caso, minha mae sabia que eu estava muito empolgado, fui com ela até a agencia do STB, ela amou, sentiu muita confianca tanto da agente quanto do gerente, eles explicaram tudo que ela queria saber, e saimos de lá com ela muito empolgada, hoje qnd acordei ela me ligou e ja comprou ateh algumas coisas pra minha viagem :).

Para os que acham que não tem um perfil de ser extrovertido,independente, não tenham medo, se vocês estiverem realmente focados nisso, concerteza além do aprendizado do idioma, da vivencia em outro pais, voce adquire responsabilidade,aprende a se virar sozinho, a ser independente.

Sei que terão dias maravilhosas, dias ruins, mais por tudo que ja vi, os medos valem muito a pena, e estou encarando isso com muita determinação, pois eh uma oportunidade impar, e que nao vou deixar escapar, serão 6 otimos meses em Toronto no Canadá, e tenho certeza,que voltarei uma nova pessoa.

No próximo post, irei dar dicas de como aproveitar sua estadia, oque fazer, oque evitar, espero que voces tenham gostado desse e gostem do proximo, nao esquecam de comentar, eh importante saber que alguem esta lendo oq vc esta escrevendo ;P.

Abraços e até a próxima atualização. Edit: O blog voltou agora em 2013, com detalhes sobre o meu novo intercâmbio, confira em: http://henriemtoronto.blogspot.com

5 comentários:

  1. Adoorei o blog Ricke.
    Continue assim primo, empolgado, otimista!
    Vou sentir muito sua falta nesses 6 meses.
    Te amo
    Bjoo

    Vi

    ResponderExcluir
  2. Ics! Tem que ter bastante coragem pra enfrentar o novo :) não desiste disso!
    Beijos da Nats

    ResponderExcluir
  3. Aeee,valeu pelos comentarios, continuem lendo e comentando =D, beijoos =]

    ResponderExcluir
  4. Woooooow .... arrrasou Henrique ... Amei o Blog... super interessante .... gostei mesmo... ja imprimi varias folhas daki... kkkkkkkkkkkkkkkk bjusssssssss

    ResponderExcluir