terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Visita ao STB

Bom, o blog nao ta sendo mto atualizado,pq como eu disse, ainda nao estou em toronto, e nao vou colocar coisas sobre o meu dia aqui no brasil pois nao tem nada a ver.

Ontem dia 22/02/2010, segunda-feira, fui pra Santos, chegando lá eu tinha duas coisas para fazer, visitar a STB, pois como tinha ido na CI primeiro, gostaria de ver tb os preços,atendimento, confiança que o pessoal da STB me passava, dessa vez, nao fui sozinho, minha mãe foi junto pois o principal fator de ter ido novamente as agências era a parte financeira e ai quem define a melhor forma de pagamento e talz, eh ela.

Chegando perto da agência,minha mãe ja percebeu que a agência eh em frente ao antigo colégio que ela estudou, e ja adorou poder olhar por uma janelinha no portão como o colegio esta hoje em dia, entramos na agencia, sentamos e a agente me deu uma ficha pra preencher, coisa basica, nome,telefone,idade,pra onde quero ir, como conheci a agencia, essas coisas, conversamos bastante e ela me explicou denovo sobre a escola,cidade, sobre a escola eu ja tinha escolhido a ILSC,cidade tb ja havia definido que era Toronto, ela ficou impressionada em como eu sabia sobre a cidade, custumes, transportes, entretenimento, esportes e tudo mais, conversamos tb sobre responsabilidades que eu terei na homestay, por exemplo, o meu pacote eh o mais aconselhado pra quem estuda, cafe da manha e jantar, porem isso nao quer dizer, que a familia vai fazer o meu cafe da manha e o meu jantar, a obrigação deles eh que tenha as coisas na casa para que eu faça, achei bem interessante me explicarem isso, porem, o jantar principalmente as familias mesmo fazem, isso acontece mais no cafe da manha quando por exemplo os hostparents saem para trabalhar mais cedo do que eu vou para a escola, tb explicaram que tem familias que vao lavar suas roupas, outras vao te ensinar a colocar na lavadora/secadora, e que algumas coisas são basicas, como por exemplo, eu mesmo arrumar meu quarto, lavar meu copo,prato.

Acho que isso foi muitooo importante de ser informado, pois eu aqui no brasil por ser filho unico tenho bastante mordomia,e sei que preciso de responsabilidades e tenho certeza que vai ser um aprendizado e tanto.

Depois partimos para a mesma conversa que tive na Ci, falei que eu sou enjoado com comida, nao como frutas,legumes,verduras e outras coisas, eles me falaram tb, que podem por na hora da minha matricula na escola, que eu prefiro tais comidas dai daria preferencia por exemplo a uma familia de origem italiana por exemplo, colocam se eu tenho problema com animais, se eu gosto deles, se eu gosto de crianca ou se nao gosto, porém, nao eh garantia que eu va ser escolhido para uma familia de italianos, sem cachorros e sem criancas,eh soh uma observacao e se possivel eles vao tentar me encaixar no padrao que eu escolher.

Meu vôo eh pela Air Canada, sem escalas, São Paulo - Toronto, parte do aeroporto dia 25/06 as 20h10min e chega por volta das 6 da manhã horario de Toronto ao Canadá. O Intercambio inicialmente terá duração de 24 semanas, com retorno previsto para o dia 11/12 porem,caso meu visto permita, e caso eu queira, e tenha condicoes financeiras de ficar, posso optar por ficar mais tempo e fazer algum curso, e pensando mais alto, quem sabe nao fazer uma faculdade por la?

Quando eu achei que a conversa com a agente já estava sendo finalizada,minha mãe ja tinha pego informacoes sobre pagamento, eu umas revistas sobre intercambio e talz, o gerente da agência chegou e foi falar com a gente, contou diversas coisas que sao até dificeis de lembrar agora, ele passou uma segurança muito grande, o atendimento da CI foi otimo, mais o de ontem na STB conseguiu ser melhor, o preço está na mesma faixa da outra agencia, e se calcularmos com o proprio site da escola, vemos que o preço realmente bate, tem as taxas de materiais, taxa de matricula, taxa da agencia, seguro obrigatorio de saude, passagem, mensalidade da escola, homestay. Bom, diferente do orçamento que fiz na CI, dessa vez escolhi 6 meses de aulas no ILSC,e apenas 1 mes de homestay, chegando lah eu ja procuro algum estudante de outra nacionalidade para dividir um apartamento, ou se eu gostar oq eu espero que aconteca, eu prolongo minha estadia na homestay. Muito importante para todo mundo que vai estudar fora, estudar firme no periodo de aula e se possivel dar uma revisada na materia a noite, aproveitar os passeios diarios da escola, e tb os que nos mesmos organizamos, pois ajuda a fazer amizade, treinar o ingles com o pessoal de outros paises, e evitar brasileiros, claro que vou ter amigos brasileiros lah, mais oq nao pode acontecer, eh ficar soh andando com brasileiro, evitar muito contato com os brasileiros eh FUNDAMENTAL, os 2 que eu conheco que vao no mesmo voo que eu ficarão apenas 1 mes,e tenho ctz que tb vao tentar evitar mto os brasileiros qnd chegarem lah ;P. O gerente tb me explicou sobre a troca de homestay, que cada caso demora um tempo diferente para mudar, pode ser q o problema seja gravissimo, e te mudem no dia pra uma homestay provisoria, e pode ser que nao seja nada demais e te mudem em 20 dias.

Tanto a agente quanto o gerente, gostaram bastante que eu ja tava super bem informado sobre a cidade, minhas maiores duvidas realmente sao sobre o intercambio em si, homestay, direitos e deveres, essas coisas, eles até falaram que quando eu voltar vão me chamar pra dar palestra sobre toronto hihi.

Ele também me informou sobre uma reunião com os estudantes que estão indo fazer intercambio, sobre tudo que precisa saber, desde como preparar a mala, oque levar, como levar dinheiro,quanto dinheiro levar, oq fazer quando chegar, dicas, responsabilidades, direitos,e tudo mais que um estudante que está indo para um país distante, sem ninguem, com outra lingua, precisa saber pra ficar mais orientado.

Para finalizar, as duas ultimas coisas, essa minha pesquisa toda sobre intercambio, viagem, ida a agencias, me fez abrir uma nova possibilidade na minha vida, eu comecei a gostar bastante dessa area de turismo, estou falando de turismo mesmo, nao de curso tecnico pra qm nao qr nada com a vida, achei uma area bem interessante que pode ser muito bem explorada, e o motivo crucial pra minha decisao de fazer um intercambio, foi a falta de segurança na profissao que eu queria seguir, quem sabe, tambem ja nao sanei essa duvida agora?

Já ia esquecendo de falar, depois dessa ida ao STB, eu e minha mae achamos que nem era necessario voltar a CI, estamos decididos pelo STB.

gostaria de informar a todos sobre uma feira de intercambio, eu tinha visto na internet e comentei com o gerente sobre a feira, ele me disse que estara la e o STB tem um pavilhao enorme, e que ele nao soube informar com precisao se o ILSC vai estar lá, mais já me falou pra procurar por ele lá que eu,ele e o representante do ILSC conversamos e talz,achei bem bacana isso, vou falar um pouco sobre a feira.

Site: http://www.salaodoestudante.com.br/ - lá tem todas as informações sobre datas, endereços, oque eh, e muitas outras coisas interessantes, realmente imperdivel para os que pretendem fazer um intercambio!

Datas:

São Paulo - 6 e 7 de Março - Colégio São Luis no Jardins, proximo a estação consolação do metro.
Salvador - 10 de Março
Rio de Janeiro - 12 de Março
Curitiba - 14 de Março
Porto Alegre - 16 de Março
Florianopolis - 18 de Março

E o mais legal da edição desse ano, é que o país que vai ser focalizado o assunto esse ano eh o Canadá, então pra quem acompanha o blog e/ou tem vontade de conhecer o Canadá, não dá pra ficar de fora, em breve posto denovo, obrigado galera! Edit: O blog voltou agora em 2013, com detalhes sobre o meu novo intercâmbio, confira em: http://henriemtoronto.blogspot.com

Um comentário:

  1. Oooooooi :D
    HAHAHAHA
    Vamooos causar deeeeemais em Toronto heein!
    Ta chegaaaaando, tenha fé aaai! haha
    beeeijos

    ResponderExcluir