quarta-feira, 9 de junho de 2010

E o tão temido consulado americano...

Hoje foi minha entrevista no consulado americano em SP, dps de uma pessima noite de sono, jah q tinha acordado tarde no dia anterior, durmi das 4.30 as 6.00, acordei, tomei banho, cafe da manha, me arrumei, e fui pra sp, sai de casa umas 7.10, e como sempre, pegamos transito parado na Avenida dos Bandeirantes, e chegamos no consulado por volta das 9.25, estava marcado pra 9.30, mas esse horario nao serve de nada mesmo =p.

Chegando na parte de dentro, vc segue setas coloridas que te levam a certa localização, vc chega até uma área de espera completamente lotada, não tenho nem ideia de quantos pessoas haviam lá, vc precisa ir retirar uma senha, em uma fila q parece mto maior doq eh, pq ela se junta com outras 2 filas nada a ver, e mta gente acaba se confundindo e pegando a fila errada, dps de ter a senha, se espera uns 2,3 minutos, e é feita a pré entrevista, vc entrega o formulario de confirmacao do ds160, a foto, e o passaporte, e eh mandado pra uma outra etapa, a das impressoes digitais, esperei na fila, 1 hora e meia, até ser chamado para recolher as impressoes digitais eletronicas, e após isso, fui pra fila da entrevista, uma fila grandinha até, mas que andava muito rápido,, e soh qnd entrei nela, vi que todas as entrevistas eram feitas ali nos balcões mesmo, e nao numa mesa de escritorio com um oficial consular te enchendo de perguntas, chegou minha vez, e o entrevistador fez as seguintes perguntas com aquele sotaque de americano falando portugues: por que vc quer ir pros estados unidos, oque eu faço no brasil, com quem eu moro, e oq meus pais fazem, após eu responder todas essas dificeis perguntas, ele disse SEU VISTO FOI APROVADO, ele não pediu nada de documentos como carta da escola, passagem aerea, comprovante de recursos financeiros, declaracoes do imposto de renda e coisas do tipo, tudo que eu usei de documentos durante todo o processo, foram, passaporte, pagina de confirmacao do ds160, 1 foto e saber o numero do meu cpf, me dirigi até o caixa, e paguei 21 reais para o sedex de volta do passaporte, foram exatas 2 horas dentro do consulado, tempo considerado curto, pois todo falam umas 3 a 4 horas, agora sim, está tudo certo, já tenho os dois vistos aprovados, amanha vou ao dentista pra dar aquela checada em tudo, sabado tenho reuniao pre embarque e cada dia mais, o tao esperado intercambio, se aproxima.

Depois disso, fui até os shoppings Morumbi e Cidade Jardim, o cidade jardim eh aquele mesmo que assaltaram a tiffany e a rolex, comprei algumas coisas, e voltei pra casa as 8 da noite, foi cansativo, mas valeu a pena. Edit: O blog voltou agora em 2013, com detalhes sobre o meu novo intercâmbio, confira em: http://henriemtoronto.blogspot.com

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. henrique vc fez o seu visto americano com algum despachante ?

    ResponderExcluir
  3. oi, que bom que gostou, qm sabe dependendo da epoca que chegar la, a gente se veja =], vou te mandar meu msn nesse seu email, fiz o canadense com despachante, mas o americano eu fiz 100% sozinho mesmo, foi bem tranquilo =]

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Henrique...

    Estou indo pra Toronto em 06/08/2010. Vou estudar na Eurocentres e ficarei 6 meses.

    Gostaria de saber quanto tempo demorou para o seu passaporte voltar do consulado americano.

    Sobre o canadense você tirou o visto de turista ou estudante???

    Parabéns pelo blog. Muito interessante. Acompanho diariamente.

    Pode me responder por email, se preferir.

    oriana.sena@rsinet.com.br

    Beijos

    Oriana

    ResponderExcluir